segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Força Mobilizadora

Em muitas situações, são os cidadãos que pressionam, pela sua força conjunta, o poder político para que se mova e avance no sentido das suas ansiedades, das suas necessecidades. Em certos casos, como parece ser o do referendo de 11 de Fevereiro, é o poder político que deve ou deveria assumir-se como móbil dessa transformação. Concordo que sim. Ainda para mais quando o próprio partido do Governo tem feito campanhada em prol da despenalização.
Neste caso - como em muitos outros -, uma força mobilizadora vinda de cima, sem que houvesse necessidade de campanhas demagógicas e manipulações das populações (das mais variadas maneiras) teria impulsionado uma transformação benéfica.
Nesta discussão, como em tantas outras - que não cabe agora desenvolver - bem sabemos como seria benéfica uma alavanca que nos levasse à convergência das mentalidades com a Europa - não por subserviência mas para nosso próprio bem como comunidade aberta e progressista (e nestas palavras não se encontra um único vestígio de ironia mas de optimismo).

Sem comentários: